cbt@cbtexport.com

(51) 9 8100-0378

Tradução em Português Tradução em Inglẽs

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.

Boas práticas resultam em melhor produção e preservação do meio ambiente

Boas práticas resultam em melhor produção e preservação do meio ambiente

20/06/2023

Com as previsões climáticas indicando a ocorrência do fenômeno El Niño, que ocasiona um alto volume de chuvas para o inverno e segundo semestre, o produtor integrado da China Brasil Tabacos há mais de dez anos, Adriano Nunes Chaves, 37 anos, tem apostado em boas práticas de preparo de solo.

Segundo o morador da localidade de Rincão de Souza, interior de Venâncio Aires, as práticas de subsolagem e uso de plantas de cobertura já são comuns na sua propriedade. A partir da subsolagem o produtor garante uma melhor infiltração das águas da chuva e evita o escoamento superficial do solo. A cobertura com a palhada, por sua vez, é feita no verão com Milheto e no inverno com Centeio e Aveia Preta, o que tem lhe garantido o plantio direto, assegurando assim mais rentabilidade, obtendo mais peso e qualidade do tabaco.

Além disso, Adriano, baseado na previsão, decidiu parcelar a adubação de base, 70% no transplante e 30% na primeira cobertura. Ele, que também pela primeira vez, fez o transplante de mudas para a lavoura no mês de junho (início do período ideal para a região central do RS), a fim de antecipar a colheita da safra 2024, já se preveniu com camalhões altos e largos, para que não aconteça o afogamento da raiz da planta e haja um melhor escoamento da água.

De acordo com o Supervisor de Planejamento e Agronomia da CBT, o engenheiro agrônomo, Alisson Griebel, se não houver um bom trabalho de manejo, há perda significativa na produtividade. “Um bom preparo de solo, com a utilização de plantas de cobertura na produção de tabaco, previne contra um excesso de chuva. Pois se o solo não estiver bem-preparado, pode-se ter muito escorrimento superficial, levando solo e fertilizante.”

Outra prática de preservação ao meio ambiente realizada pelo produtor é a evaporação natural da água do float, após o transplante das mudas. De acordo com o engenheiro agrônomo, esta técnica é recomendada com o objetivo de evitar a contaminação do solo pelos agrotóxicos contidos na água.

 

Plantas de cobertura:

Com papel de proteger a superfície e melhorar as condições químicas, físicas e biológicas do solo, beneficiando as culturas comerciais, as coberturas podem ser escolhidas e definidas entre:

De verão: para as regiões onde a colheita é feita até dezembro, o indicado é o uso de uma cobertura de gramínea de ciclo de verão, por exemplo, Milheto, Capim Sudão ou Braquiária; que forma a palhada e principalmente o enraizamento dela melhora muito a estrutura do solo.

De inverno: a cobertura pode ser de aveia e/ou centeio, formando a palhada e minimizando o impacto da chuva.