cbt@cbtexport.com

(51) 3793-4500

Tradução em Português Tradução em Inglẽs

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.

Momento Estilo China: saiba como organizar o corte de lenha para a próxima safra

Momento Estilo China: saiba como organizar o corte de lenha para a próxima safra

10/07/2025

Uma etapa importante no planejamento e na organização da próxima safra começa com o corte da lenha, que deve ser realizado com três meses de antecedência. O Supervisor de Agronomia da China Brasil Tabacos (CBT), Alisson Griebel, orienta e repassa dicas importantes que devem ser seguidas pelos produtores integrados.Uma etapa importante no planejamento e na organização da próxima safra começa com o corte da lenha, que deve ser realizado com três meses de antecedência. O Supervisor de Agronomia da China Brasil Tabacos (CBT), Alisson Griebel, orienta e repassa dicas importantes que devem ser seguidas pelos produtores integrados.

Griebel destaca que é fundamental antecipar o corte da lenha para que haja tempo suficiente para a secagem, tornando a madeira mais eficiente na cura. “Se estiver muito úmida, prejudica a eficiência das fornalhas. Com o corte feito com 90 dias de antecedência, se garante uma lenha seca, leve e eficiente.”

O produtor integrado deve assegurar que a lenha seja de origem legal, proveniente de florestas plantadas. Caso haja possibilidade, o agricultor pode ser autossustentável na produção de lenha. Griebel reforça que uma estufa precisa, em média, de 150 árvores por ano para funcionar. Se o produtor plantar essa quantidade anualmente, torna-se autossuficiente para uma estufa. Para duas estufas, com um hectare disponível para o plantio, também é possível alcançar a autossuficiência, realizando o corte a cada sete anos.

No armazenamento, os cuidados devem ser mantidos. Com o corte realizado 90 dias antes do uso, a lenha terá tempo adequado de secagem. A madeira deve ser empilhada em local plano, bem drenado e coberta, para que a chuva não a umedeça novamente. Também é necessário manter espaço entre as pilhas para permitir a circulação de ar, favorecendo a secagem. “A lenha deve ser cortada em toretes de um metro. Com a lenha seca, próxima à estufa e no tamanho ideal, o trabalho é facilitado”, aconselha o Supervisor de Agronomia.


Dicas importantes

• Faça a manutenção das estufas de tabaco.

• No modelo convencional, os canos devem ser limpos e as fornalhas verificadas.

• No modelo elétrico, é necessário verificar os sensores que medem a temperatura, garantindo economia de lenha.

• No momento do corte da lenha, utilize Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como capacete, óculos e botas. Mantenha também a motoserra com a manutenção em dia, para garantir a segurança.


Informação com a CBT

Este assunto é tema do episódio número 21 do Momento Estilo China, que será veiculado na manhã deste sábado, dia 12 de julho nas rádios parceiras do projeto Momento Estilo China. Você poderá ouvir na Rádio Venâncio Aires (RVA) AM 910 às 6h15min; na Rádio Araranguá FM 95,5 às 6h45min; Rádio Clube FM 94,9 às 7h; e na Rádio Najuá FM 92,5 às 6h30min. O programa de rádio busca orientar e dar dicas aos produtores integrados da CBT, a fim de garantir uma safra de sucesso.